Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 28 de março de 2024

Realmente livres ?

 

  A liberdade pessoal foi e é fonte de discussão, em razão de que as pessoas sempre prezaram e lutaram por sua liberdade, hoje em dia, através de leis, todos os indivíduos são livres, apenas limitados pela própria lei. Análogo à  questão, é possível inserir o pensamento do sociólogo Émile Durkheim, o pensador tem como objeto de estudo o Fato Social, no qual o explica como crenças, tendências e práticas tomadas coletivamente e que existem além do indivíduo, uma característica do fato social e a coerção que ele exerce sobre as pessoas que não agem conforme determinada tendência ou costume, assim, ela é punida ou excluída e sofre grande pressão social. A partir disso, torna-se necessário relacionar a coerção que o fato social exerce com a liberdade individual. 

    Nesse sentido, surge a discussão em que medida somos livres dentro das sociedades, pois se uma pessoa não agir conforme os fatos sociais existentes, sofrerá sanções sociais. Desse modo, muitas pessoas podem usar como argumento, se esses fatos sociais existem é devido à razão de que são bons para a população e alguns realmente são, porém nem todos. Diante disso, um exemplo é o costume de beber bebidas alcoólicas e fumar, muito popular antigamente e até os dias atuais, são atitudes que são extremamente prejudiciais à saúde, entretanto permanecem e as pessoas que não aderem a esse modo de agir são excluídas socialmente, assim, em muitos casos, as pessoas cedem à pressão social mesmo existindo a liberdade de negar. 

   Conclui-se, que apesar de existir o direito de escolha, somos sujeitos a escolher a vontade do coletivo, ou então, há uma grande luta para quem escolhe diferente da maioria, portanto, existe a liberdade, mas se ela for contra o fato social é necessária muita luta e resistência às sanções estabelecidas pela sociedade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário