Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 28 de março de 2024

Funcionalismo e a Era da Tecnologia

    A Era da Tecnologia representa para muitos pensadores a aceleração de verbos e substantivos do cotidiano: a moda, as noticias, a ciência, a infância, a comunicação, tudo é influenciado, acelerado e intensificado pelas redes socias, e o Fato Social não é exceção dessa conjuntura. 
    Segundo Durkheim, o Fato Social é toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior. Nessa perspectiva, pode-se abordar o conceito do "cancelamento" o qual desde a última década tornou-se uma maneira de coagir o homem a atuar de acordo com as regras socias, funcionando da mesma maneira que o material de estudo de Durkheim. Ao ameaçar um indivíduo de uma sanção, como a perda de seguidores e de atenção nas redes socias, os influenciadores, desde atores até "tiktokers", necessitam se expor de uma maneira especifica e controlada, para evitar essa reação punitiva. Essa reação também é intensificada, já que vários indivíduos se sentem no poder de castigar o próximo e, realmente, possuem esse poder pelo uso das redes socias. 
    Um exemplo dessa afirmativa é o ocorrido com a cantora americana Taylor Swift em 2014, em que através das redes sociais, milhões de pessoas postaram comentários maldosos sobre a artista, criando uma onda de ódio mundial que a persegue até os dias de hoje. Isso só é possível por causa das novas tecnologias, que aumentam o alcance de qualquer fato, criam um espaço para expor opinião ilimitadamente e impedem o esquecimento natural. 
    Dessarte, a Era da Tecnologia facilita a exposição dos indivíduos para a sociedade, maximizando todos os aspectos do Fato Social. 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário