Nas discussões do sociólogo Durkheim sobre o fato social e funcionalismo, é possível fazer uma analise da função da educação no cenário social. Tendo em vista que as instituições educacionais são elementos essenciais para a socialização do indíviduo, o ponto de vista do funcionalismo está relacionado uma vez que entende-se como papel da educação submeter o homem ao social de forma "artificial" através de regras interiorizadas, para que, deste modo seja efetiva a imposição de visões e comportamentos de forma "naturalizada" para o individuo.
Sob essa ótica, pode-se considerar de significante importância dar atenção as tentativas de diminuição das matérias de ciências humanas - história, sociologia, filosofia, etc. - no currículo escolar dos ensinos fundamental e médio que vêm acontecendo, uma vez que tais diciplinas são essenciais para o desenvolvimento de senso crítico, conhecimento sobre a evolução e funcionamento do próprio ser e desconstrução de tabus e preconceitos. Além disso, com um sistema educacional que forma mentes de senso comum e limitadas, torna-se facilitada a inserção de autoritarismo, facismo e falsos conhecimentos na vida social, deste modo ameaçando a manutenção de uma democracia.
Ana Luiza Reimberg - Direito noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário