Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 17 de março de 2018

A inviabilidade do positivismo na revolução feminista


A corrente filosófica do positivismo foi desenvolvida tendo como base o progresso científico e a conservação das instituições tradicionais a fim de manter a ordem. Apesar de estimular o raciocínio lógico, essa ideologia busca leis imutáveis, o que pode gerar resultados negativos, considerando a dinâmica das sociedades humanas, as quais estão em constante transformação cultural e evolução do pensamento. Isso pode ser exemplificado pela visão da figura feminina.
Durante séculos, a mulher foi considerada inferior ao homem. Em meios religiosos, isso ocorreu devido ao que o filósofo Augusto Comte denominaria estágio teológico do conhecimento, de forma que tal pensamento se concretizara, pois os livros sagrados – como a Bíblia e o Alcorão – afirmaram que a mulher deveria ser submissa ao marido. Na Grécia Antiga, por ideias metafísicas, a pessoa do sexo feminino não era considerada cidadã. Essa linha de raciocínio passou pelo estágio positivista através do argumento de que, em geral e biologicamente, a mulher seria fisicamente mais fraca do que o homem e, assim, não seria capaz de exercer as mesmas funções.
Regada pelo conservadorismo e pela misoginia, essa concepção, que há muito tempo estivera enraizada na sociedade, foi causa de inúmeras mulheres enfrentarem diversos tipos de abuso e discriminação, além de gerar uma estratificação de gênero devido à desigualdade salarial. Não obstante, o desejo de equidade suscitou o movimento feminista, o qual ainda cresce hodiernamente. Dessa forma, dezenas de direitos políticos foram conquistados através da revolução e das manifestações, o que não seria possível em meio à ordem defendida pela teoria positivista.
Assim, a partir do exemplo feminista, é indubitável que o progresso social somente pode ser obtido com a possibilidade da quebra de instituições e da desconstrução de pensamentos retrógrados. Sabe-se que o crescimento tecnológico é essencial para a ordem econômica vigente no mundo contemporâneo e, para isso, o positivismo pode ser efetivo. Entretanto, os costumes e as culturas antropológicas nunca permaneceram iguais, tornando inviável a tentativa de formular regras que sejam imutáveis e universais. É indispensável para a prosperidade das relações humanas que os indivíduos estejam dispostos a acompanhar as mudanças, considerando que elas são inevitáveis.

Valkíria Reis Nóbrega - Diurno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário