Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 2 de setembro de 2017

Comunismo versus Capitalismo: o motor das sociedades

     Comunismo e capitalismo, dois modos de viver e pensar antagônicos e que por dezenas de anos estão , ao que parece, fadados a um conflito direto permanente. Não que essa situação seja ruim, na verdade, o confronto constante entre comunismo versus capitalismo trouxe diversos avanços sociais e econômicos, dependo de intensidade de nação para nação. Mas quais avanços seriam esses frutos deste conflito?
    Diversos exemplos podem ser citados, como no auge da Guerra Fria, em que ambos EUA e a antiga União Soviética disputaram ferozmente a hegemonia ideológica e espacial, em razão disso, foi possível desenvolver e adquirir conhecimentos até nunca antes imaginados, como, por exemplo, o aprimoramento da computação e das comunicações e a utilização da ciência nuclear na medicina e na produção de energia, frutos da corrida espacial e armamentista, além de uma grande eferverscência cultural e politica , ocorrida principalmente nas nações ocidentais.
   É certo que em países predominantemente capitalistas, os avanços científicos, especialmente aqueles ligados a produção de bens e de lucros, são melhores e mais eficientes, o que gera uma enorme riqueza material e intelectual. Porém, tais avanços e riquezas não são compartilhados com todas as camadas sociais na mesma eficiência e abundancia, principalmente com as camadas consideradas mais pobres e baixas. Ao mesmo tempo, os países comunistas apresentam um compartilhamento maior das riquezas, embora estas sejam bem menores, além de que em diversos países ditos como comunistas ocorrerem perseguições politicas e de liberdades.
     O capitalismo proporciona a riqueza, e o comunismo a sua socialização, pelo menos no mundo das ideias; ideias que juntas ou em oposição direta geraram direitos, sendo o melhor exemplo, em que os ideais comunistas de socialização das riquezas e do capitalismo de produção entraram em choque e geraram o atual estado de bem estar social (Welfare State) europeu, que detém alguns dos mais altos índices de desenvolvimento humano do mundo.
   Assim, o atrito ideológico entre capitalismo e comunismo gerou um processo constante de  extinção e criação de politicas e direitos tanto sociais como econômicos, movimentando o desenvolvimento das sociedades humanas.    
      
                                                                           Augusto Fávero Merloti, Direito 1 ano - Noturno       

Nenhum comentário:

Postar um comentário