Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 2 de setembro de 2017

Deterioração do bosque


Marx foi herdeiro de um mundo que passa a ver o individualismo burguês, sua exploração econômica e alienação social, por isso em suas obras ressalta as representações falsas que o homem faz de si mesmo e como essas representações trazem ideias que exercem domínio sobre o homem.
Dentro dessas falsas representações, Marx destaca a metafísica na obra “Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico”, não há maneiras de analisar a sociedade como um todo fragmentando os objetos para obter clareza, “obcecado pelas árvores, não consegue ver o bosque” (p. 6 e 7).
Claramente o autor utiliza essa frase no sentido figurado, mas podemos fazer um paralelo com acontecimentos reais. O presidente brasileiro, Michel Temer, está buscando extinguir reserva na Amazônia para ampliar exploração mineral, “O Brasil precisa desapegar de certas coisas, como reservas ecológicas e indígenas”, disse um de seus ministros.
Temer, obcecado pelo retorno em capital que pode ter, não consegue ver quantos retornos negativos essa atitude pode trazer ao mundo. Mostrando assim o individualismo burguês fortemente presente em seu governo.
O governador brasileiro, com essas ações, se torna também um grande exemplo de falsa representação. Em 2015 o povo brasileiro, guiado pelo domínio que o senso comum traz, saiu às ruas para pedir o impeachment de Dilma achando que com isso o país iria melhorar. Todavia, agora 94% da população desaprova o atual governo (de acordo com o Jornal Brasil), mostrando o perigo da alienação social.


Vinícius Campos - 1° ano direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário