Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 7 de março de 2013

Especificidade cartesiana


Renè Descartes, filósofo francês, nascido nas proximidades de Paris, concluiu o curso de direito da Universidade de Poitiers. Todavia, o destaque dado a esse homem não parte exclusivamente da sua compreensão das áreas jurídicas. Descartes registrou seu nome na história das ciências humanas a partir da sua perspectiva pouco comum sobre a filosofia clássica ensinada até então.

Por ser um defensor da filosofia utilitarista, Renè discordava da forma com que os ensinamentos filosóficos eram pregados até o século XV, uma vez que os considerava contemplativos do mundo e não via como transformar o último a partir desse método. Visão contraditória à dos filósofos clássicos, por exemplo Platão, que acreditava que o conhecimento deveria ser centralizado entre esses pensadores e isso os capacitava para diversas funções particulares, como assumir o poder e governar com sabedoria.

Foi essa incompatibilidade de ideias que levou Descartes a desenvolver um novo método de obtenção do conhecimento que não descendesse do dogmatismo nem da filosofia clássica, mas partisse da racionalidade humana. O ¨Discurso do Método¨ é a teoria mais próxima da prática cotidiana defendida por Renè e que prega, ainda, a popularização do saber e não a ermeticidade desse – causada pela ausência de discussões e argumentações sobre o que era conhecido – até então vivenciada.

A desconstrução da ciência e o questionamento constante foram os meios sugeridos para que tais objetivos cartesianos fossem obtidos. Apesar de algumas passagens contraditórias no livro de Descartes, seu estudo vigorou por séculos e consagrou – o como o pai da filosofia moderna, uma vez que novas frentes de estudos foram iniciadas dentro de áreas que eram consideradas indivisíveis. O desenvolvimento do direito é uma clara consequência do estudo de Descartes, afinal o progresso legal possibilitou-se devido à ramificação de mais frentes de estudos específicos, por exemplo o direito ambiental.

Atualmente vivencia-se uma retaliação a essa estrutura ramificada e demasiadamente específica. Fato notado a partir da constante defesa da interdisciplinaridade. Contudo, a valorização do conhecimento ainda está numa crescente e provoca grandes diferenças salariais entre aqueles que sabem e aqueles que executam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário