Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Nem tudo é o que parece



(...) essas grandes sociedades não podem, também elas, manter-se em equilibrio graças à especialização das tarefas; que a divisão do trabalho é a origem, se não a única, pelo menos a principal da solidariedadesocial. ( Émile DURKHEIM, da divisão do trabalho social).

Durkheim buscou a partir da sua própria análise estudar a sociedade moderna no final do século XIX, período este na qual a França passou por vários processos revolucionários, um país tomado por ideais de contrução de uma sociedade nova, além de ser uma época de grande crescimento econômico com a ascenção do capitalismo.
Na visão do sociólogo francês para o funcionameto harmonico da sociedade moderna seria necessário uma coesão social, como por exemplo a especialização do trabalho. Com isso, cria-se uma rede de dependência entre o trabalhadores, denominada solidariedade.
No último texto analisado em sala de aula "A função da divisão do trabalho" o autor identifica e define os tipos de solidariedade que existe. Primeiro, vamos falar da solidariedade orgânica, na qual seria aquela nascida da diversidade de cada um, e não da identidade das crenças e ações, sendo assim, ela é perceptível nas sociedades complexa. Entretanto, a solidariedade mecânica é aquela derivada das sociedades menos complexas que une as pessoas a partir de um conjunto de crenças, tradições e costumes comuns.
Pode-se afirmar que a divisão do trabalho é um fenômeno geral que ocorre com a grande maioria dos indivíduos, com um caráter coercitivo. Desta forma, de acordo com o pensamento durkhemiano a divisão do trabalho é um fato social que deve ser estudado pela Sociologia.
Nesse contexto, há uma nítida crítica do modo como a classe trabalhadora é tratada no filme "Tempos Modernos" de Charles Chaplin. Assim, vê-se negativamente o modo capitalista por causa da exploração e miserável vida que os trabalhadores levavam para fabricarem eletrônicos e carros, sendo que ao receber o salário não poderia comprar aquilo que produzia, assim, percebemos tanto no filme como nos dias de hoje, as inovações buscadas para que os trabalhadores produzissem mais no menor tempo possível. Sendo assim, concluímos que a divisão do trabalho tem o seu lado obscuro não só nos tempos modernos, como nos tempos hodiernos, pois ainda é possível encontrar tanto trabalhos análogos à escravidão, que utiliza o indivíduo como se fosse objeto visando apenas o lucro e não uma 'sociedade harmonizada'
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário