Texto sobre a aula 2 do curso (a qual eu não estava presente por ter me matriculado em 27/03)
OPINIÃO É ARGUMENTO?
É extremamente comum de observar atualmente, debates que parecem ficcionais de tão fora da realidade. Com o surgimento e facilitação de canais de comunicação como podcasts e vídeos em plataformas como youtube e tiktok, qualquer indivíduo pode ligar o microfone e propagar desinformações na internet, acreditando fielmente em ideias como o "terraplanismo" e o "racismo reverso". São exemplos os podcasts "redcast" e "Inteligência Ltda", ambos protagonizados por personalidades de extrema direita muito conhecidas pela apelação e desinformação que propagam. O problema de tal atitude não são as opiniões pessoais dessas pessoas, já que todos têm o direito de serem desinformados e até mesmo terem a capacidade intelectual reduzida, mas sim a propagação do desconhecimento em vias extremamente populares, utilizando de um discurso apelativo para chamar a atenção e influenciar gerações ingênuas, assim propagando a desinformação e muitas vezes incentivando o ódio contra minorias.
Analisa-se o comportamento apelativo da propagação de desinformação como uma tentativa vaga de transformar opiniões pessoais em fatos. É indubitável, entretanto, que opiniões não são fatos, consequentemente não podendo ser consideradas argumentos para discussões acadêmicas, mesmo que isso seja frequente em diálogos com "profissionais" em podcasts ou vídeos da internet.
Pode-se entender que o método de procura do conhecimento não deve ser baseado em "achismos". O método cartesiano da busca da verdade deve ser aplicado no cotidiano, fazendo a população ser mais crítica quanto ao conteúdo que consome ao duvidar das informações passadas ao invés de acreditar nelas plenamente. É de extrema importância ser crítico numa realidade onde figuras importantes distribuem a desinformação em favorecimento próprio.
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