Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Weber e a análise social

   Quando se pensa na sociologia de Max Weber, considerado um dos pais fundadoras da teoria sociológica, vêm à mente o conceito de ação social, um dos pontos chave do desenvolvimento da sua teoria. A teoria de Weber é considerada compreensiva, pois estabelece a compreensão da realidade, os motivos das ações para conseguir estabelecer também os seus cursos e efeitos.  

  As ações sociais foram as relações dentro da sociedade, com o indivíduo sendo forma de participação ativa no âmbito geral. As ações, portanto, são o modo de condução da vida, é o que atribui sentido para atingir uma finalidade e possui dois tipos:  

  • -O tipo ideal: corresponde a algo que "deve ser", mas que não existe dentro da realidade. É a tentativa de organização do caos e da complexidade do real.  

  • -Verdade científica: advém da comparação entre os fatos e o tipo ideal.  

     Outros conceitos desenvolvidos por Weber são o de poder e dominação. O poder se desenvolve no âmbito da competição de vontades, na possibilidade de se impor a própria em uma relação social. A dominação, então, é a possibilidade de se decidir sobre a ação do outro, é a "probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo", e não se encontra somente na perspectiva de classe. Ser dominado implica na aceitação de um modo de condução de vida e se encontra pelo fio fino da legitimidade. 
   Finalmente, se percebe o papel do Direito como expressão da racionalização do poder e da dominação, que fornece condições para o capitalismo de se desenvolver. A racionalização da ciência e da técnica visando a produtividade, e o do Direito na previsibilidade da vida econômica. A forma do Direito na contemporaneidade representa o "tipo ideal" das condutas desejadas, é um contrato que prevê a ação no contexto das relações sociais, assume o papel de condutas expectáveis na realidade social.



Helena Motta

1 semestre Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário