Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Atuação do indivíduo civil inserido no capitalismo na ótica de Max Weber

  Na visão de Weber, a racionalidade se deriva da sociologia, e o significado de sociologia para o mesmo é, “uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-la casualmente em seu curso e em seus efeitos”. Se faz necessário ressaltar que as ações sociais na ótica do pensador consiste na compreensão dos valores, os quais movem as comportamento dos indivíduos.

      Desenvolvendo melhor acerca da atuação do sujeito civil, Weber acredita que as ações sociais são uma interação entre indivíduos e o reflexo de seus próprios valores, os quais são expressados externamente a partir de determinada ação de outros, considerando e destacando o contexto histórico, social e cultural no qual se foi cometido a ação em questão.

       Ao contrário do que Marx defende, para Weber o poder emana de forma geral e de todos os lados, o capitalismo para ele é uma forma racionalização do trabalho para a geração de dinheiro e prosperidade, seu pensamento é fortemente influenciado pelo calvinismo, que seguia o raciocínio de quanto mais o sujeito trabalhar for afortunado por isso, este é um ser abençoado. 



Maria Eduarda da Cruz Cardoso 1º Direito - Matutino

RA: 221225609


Nenhum comentário:

Postar um comentário