Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 17 de abril de 2016

Rupturas da ordem

           Augusto Comte preconiza uma teoria pautada no positivismo, no qual a evolução humana é dada pelo progresso e desenvolvimento do conhecimento e também que a ordem é uma base para o progresso como fim. Para ele, as leis gerais da sociedade se baseiam nas leis lógicas dos fenômenos, sendo elas a “estática” e a “dinâmica”. A primeira se refere a ordem da sociedade, a aptidão para agir e a segunda a estrutura do progresso, a marcha para desenvolvimento. Sendo nesse sentido a ordem um alcance para o progresso. A partir disso, é possível analisar a ordem e as rupturas dentro de alguns movimentos sociais.
           Existem muitas pessoas que defendem ainda hoje a filosofia positiva, e a presença natural da ordem para o alcance de um progresso, e principalmente a ideia do trabalho como honra, uma vez que o positivismo o reforça. Assim em muitas situações históricas, principalmente após a revolução industrial, o proletário era submetido ao poder de seu dominante em vista que se quisesse mudar suas condições de trabalho estaria interferindo na ordem.
           Entretanto, é preciso analisar a conjuntura histórica para perceber que movimentos sociais, que quebraram essa estática, também alcançaram o progresso. O movimento feminista, por exemplo, busca a igualdade entre os sexos, e foi responsável, ao longo da história, por diversas conquistas das mulheres, como o direito ao voto. Outro exemplo é o fim do Apartheid na África do Sul, onde Nelson Mandela junto ao seu povo conseguiu pôr fim a um regime violento de décadas contra os negros.
           Sendo assim, tendo em vista que as necessidades sociais se alteram ao longo do tempo, é preciso analisar, a partir de movimentos sociais, que não apenas a ordem fundamenta o progresso, como na visão positivista, mas também que rupturas de uma determinada estática podem levar ao desenvolvimento humano.


Gabriela Guesso Pereira
1º ano Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário