Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 17 de abril de 2016

Sociedade positivista



Auguste Comte foi um importante filósofo francês que ao longo do século XIX desenvolveu importantes ideais que levaram ao surgimento do positivismo. A teoria que pregava a ciência como única maneira de alcançar a verdade absoluta, desprezando outras modalidades de conhecimento.
Com o passar das décadas a sociedade burguesa foi se consolidando no ocidente e com ela o positivismo. Pois seria fundamental uma ideologia que prega-se a necessidade do progresso, facilitando o desenvolvimento de novas tecnologias que garantiram o aumento da produção e novos produtos que poderiam ser comercializados. Também necessitavam do avanço do pensamento cientifico para enfraquecer costumes que iam contra o acumulo de capital e a competição humana.
O pensamento racional desenvolvido permitiu diversos avanços ao popularizar preços de vários produtos, melhorar a qualidade de vida, facilitar a comunicação e o transporte entre outros. E impôs um rigor nos meios acadêmicos que auxilia no desenvolvimento de metodologias para as pesquisas e estudos de qualidade.
Mas mesmo com tantos avanços as mudanças sociais não foram tão benéficas, a nova sociedade, inspirada pelo positivismo, considera secundário e até desnecessário o estudo e a apreciação de alguns estilos de artes, tais qual a poesia, a música, a literatura, entre outras.
Com a não valorização de dessas áreas a sociedade perde sua “humanidade”. Não fazendo mais sentido valorizar os sentimentos, as emoções, o subconsciente e demais setores que logicamente é inviável explicar. Ficando mais difícil enxergar os indivíduos como seres independentes, dotados de personalidade e detentores de garantidas que visam manter sua dignidade como seres humanos.
Sem essas concepções os alicerces que garantem os direitos fundamentais podem ruir, e é nesse cenário caótico que aproveitadores costumam propor medidas estremas como única forma de solução. Em crises assim que movimentos autoritários como o nazismo e o stalinismo fortaleceram-se e chegaram ao poder.
O positivismo é a teoria que deu bases para fortalecer o pensamento cientifico e a racionalidade. Mas infelizmente modelou uma sociedade afastada de seu lado “humano” ao desprezar diversas fontes de conhecimentos e expressões artísticas e culturais. Criando condições propicias para grupos radicais popularizarem-se.    
João Pedro Costa Moreira 1º Ano direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário