Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 17 de abril de 2016

Requiem da Plena Liberdade Individual

        Através de Augusto Comte o mundo encontrou ferramenta para inserir os ideais burgueses na moral, tal como trabalho obrigatório que dignifica o homem e o repudio daqueles que vivem na margem da sociedade. O ser humano é visto como uma peça de uma máquina maior, que é a sociedade. Porém ao ser implantada esse teoria, uma máscara de mobilidade social e liberdade individual fora colocada em contrapartida ao regime de ideais anterior onde por exemplo o camponês nascia camponês e tinha plena certeza de morrer camponês.
            Desta máscara provém uma falsa esperança, pois quando em contraste ao lado das vontades individuais é possível ver a sociedade opondo valores e ações que muitas vezes não estão dentro destas. Através do agrupamento da teoria positivista com a mercadológicas profissões são marginalizadas no Brasil, por duas razões: Não ganhar muito ou fazer trabalho que antigamente era designado aos escravos. Um terceiro conceito é o histórico-econômico onde o indivíduo está inserido, salvo exceções, uma vontade individual é barrada pela condição econômica do indivíduo, que está ligada diretamente a história da família de tal indivíduo. Estes três pontos levam à estagnação invisível das liberdades individuais, invisível para aqueles que praticam e fardo pesado para aqueles que sofrem.

             As exceções, como neste link(click para ver a noticia: "Menino que sonha ser lixeiro ganha festa de 5 anos com o tema") são raras. Porém cabe as pessoas que leem esta texto se questionarem: No futuro sera que as ambições desta criança não serão mudadas pela sociedade? Quantas vontades individuais não foram descartadas pela moral desta sociedade?

           Este texto não possui a função de revolucionar ou mudar e até por isso o nome de Requiem, missa de luto por determinada morte, e aqui se expõem a morte das vontades individuais que o positivismo traz à sociedade. Talvez e somente talvez, com a exposição dos fatos a invisibilidade da estagnação pereça e se de espaço para uma nova discussão, a busca de uma ferramenta efetiva para a emancipação das vontades individuais.




Lucas André Silva, 1º ano de Direito(Noturno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário