Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 17 de abril de 2016

Positivismo que rege a sociedade contemporânea

O pensamento positivista de Comte explica, e é uma das diretrizes da sociedade em que vivemos atualmente. Essa linha de pensamento nos faz pensar na sociedade como um todo e não em cada indivíduo que dela fazem parte. Ou seja, relaciona-se a idéia de felicidade como o bem público, que seria a ordem. Logo, este repudia rebeliões em geral já que foge dessa ordem.
A sustentação dessa linha de pensamento de Comte é a moral, que está diretamente ligada ao trabalho, o qual atribui honra e reconhecimento. Porém, não é todo tipo de trabalho reconhecido, pois trabalhos não legais fogem à moral positivista. E ainda, com papéis determinados para cada um, encaminhando então a sociedade para uma idéia de harmonia social, onde uma exploração “saudável” faria a grande massa trabalhar em seus devidos papéis e os pensadores governarem conforme sua mete lhe diz.

Infelizmente, podem-se notar muitas dessas características na sociedade atual... Essa crença em papéis pré definidos impede muitas crianças e jovens de acreditar em si e perseguir um sonho por uma vida melhor, levando muitos ao conformismo. Além disso, é nítida a exploração de trabalhadores para o bom funcionamento do sistema, enriquecendo grandes empresários e agindo conforme o Estado os quer. Sendo cada vez mais resistente a manifestações e rebeliões, ou seja, cada vez mais submetida à lógica positivista Comteana.

Isabella Martins Montoia - 1ºano Direito/Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário