Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 2 de abril de 2016

                                  A sociedade com um fim





  Teria o ser humano passado por todos os estágios de evolução? Para Comte, filósofo francês do século XIX, o homem teria alcançado sua evolução ao ser uma sociedade industrial, como a sociedade europeia de seu século. Para que isso ocorresse o homem teria passado por estágios de pensamentos: o teológico, a explicação dos fenômenos através do sobrenatural ( explicação pela mitologia), o metafísico, o sobrenatural é substituído pelo abstrato até chegar no positivo, o real em contraposição ao quimérico, o estudo dos fatos de como ele ocorre e não o porquê.
  
  Contudo, há um aspecto natural a qual o homem não é capaz de evitar ou suprimir, as leis naturais do homem, as leis normativas. A padronização das sociedades, que há alguns aspectos presentes em todas elas como a cultura, a hierarquia, as regras sociais, a autoridade e a comunicação, é responsável pela ordem e consequentemente levará ao progresso, quando essa ordem é recorrente e repassada  através da educação.

  Todavia, atualmente, as paixões humanas e a cordial, relativo ao coração, sociedade brasileira têm influenciado a ordem e prejudicado o progresso. A falta de profissionalismo e a não priorização do racionalismo em debates políticos, por exemplo, impedem o aprofundamento no assunto e acaba por perder a oportunidade de planejar, estruturar uma forma de nós, como Nação, retomar o progresso. O que torna o lema da bandeira brasileira, ordem e progresso, uma grande propaganda enganosa ou uma utopia. 

  Dessa maneira, a sociologia, ciência física social,criada por Comte, é responsável por estudar todos os movimentos da sociedade e de certa forma tentar fazer com que o homem compreenda a sociedade em que vive e o papel que ele exerce.Para que a sociedade consiga alcançar o seu desenvolvimento. Através da ordem ela chegaria ao progresso. "Nenhum grande progresso pode efetivamente se realizar  se não tende finalmente para a evidente consolidação da ordem" o filósofo prioriza a ordem e a harmonia na sociedade em contraposição às revoluções e rebeliões.

  Uma forma de manter  essa ordem é de cada cidadão, através do trabalho, ocupar o seu lugar e sua função no Estado, contribuindo, dessa forma, para o progresso. No entanto, quando indivíduos não contribuem para essa evolução e causam o efeito contrário, atrasam a sociedade, tornando-se empecilhos, é dever do Estado identificá-los, corrigi-los e reinseri-los na sociedade. Algo que não procede no Estado brasileiro, a incapacidade de aplicar esses dois últimos estágios é histórico e não se encontrou, ainda, uma maneira efetiva de obter sucesso na reinserção da pessoa humana, que de alguma  forma se perdeu e não conhece mais os valores básicos que construíram sua sociedade. 
  
  Comte, porém, ao trilhar o progresso da sociedade através do positivismo, ele congela e cria um roteiro para a evolução humana. A ciência positiva colocada como o fim do desenvolvimento humano resulta na não ciência e na criação de uma ideologia. Ao afirmar que o homem evolui gradativamente e que o desenvolvimento tem um fim, o filósofo coloca um ponto final onde não poderia haver, na própria evolução da sociedade que é infinita, enquanto a espécie humana existir. 
  




Lorena Maria aluna do primeiro ano do direito noturno.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário