Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 31 de março de 2013

Ponto de reflexão

O filme “Ponto de Mutação” de Bernt Capra baseado no livro homônimo de Fritjof Capra apresenta várias questões relacionadas à vida. Isso se dá através do encontro de três personagens: a cientista Sonia Hoffmann, o poeta Thomas Harrimann e o político Jack Edwards, no Mont Saint Michel na costa francesa.
A partir do diálogo das personagens somos levados a refletir sobre diversos temas: filosofia, ciência, política, arte, religião, tudo de forma relacionada.
O filme aborda problemas dos modelos que guiam o conhecimento, como os criados por Descartes e Bacon, que, apesar de terem sido e, de certa forma, ainda serem muito importantes, não se adéquam totalmente a atual realidade.
Também é questionado o papel do conhecimento atualmente e suas implicações éticas, políticas, econômicas, sociais e culturais.
Além disso, muito se discute acerca de certos problemas, que já preocupavam quando o livro e o filme foram lançados e que se mostram muito presentes hoje em dia, como o uso irracional dos recursos naturais, a miséria, a fome, as guerras, as criações do homem e suas consequências, a perda de certos valores etc., e suas implicações para a vida dos seres vivos.
Porém, o mais importante, em minha opinião, é o que se é falado a respeito da compreensão desses problemas: não podemos analisá-los de forma isolada, pois tudo está relacionado, e para solucioná-los devemos começar mudando nossa forma de ver o mundo e isso só será possível a partir de reflexões, como as feitas em Mindwalk.

Letícia Roberta Santos
Texto referente ao filme "Ponto de Mutação"

Nenhum comentário:

Postar um comentário