Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 31 de março de 2013

Raciocínio indutivo

Em 1620 Francis Bacon publicou uma obra onde fez o que René Descartes viria a fazer alguns anos depois: apresentar um método para a busca do conhecimento.
A obra em questão é “Novum Organum” onde Bacon propõe que a conquista da verdade se dê através da observação e da experimentação.
Além disso, Bacon critica os antigos pensadores, pois acredita que a ciência criada por eles não tem utilidade na sociedade e é justamente isso que ele busca.
Ele também apresenta a ideia dos ídolos que, segundo ele, são os responsáveis pelos erros do homem no domínio da ciência. Eles se dividem em: ídolos da tribo, que estão fundados na própria natureza humana; ídolos da caverna, que são os dos homens enquanto indivíduos; ídolos do foro, que são os das associações entre os homens; e ídolos do teatro, que são aqueles relacionados às doutrinas filosóficas e às regras viciosas da demonstração.
A importância da obra está no fato de que o seu princípio do raciocínio indutivo influenciou a ciência e ainda se mostra presente atualmente. Porém, é preciso tomar cuidado ao, seguindo o método de Bacon, usar a natureza pensando unicamente no bem do homem sem levar as consequências em conta.

Letícia Roberta Santos
Texto referente ao livro "Novum Organum"

Nenhum comentário:

Postar um comentário