Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 20 de outubro de 2012

"O grande desafio" na perspectiva de racionalização de Weber


Weber analisa em sua tese o fator racionalização. Para ele, a racionalização não era simplesmente pura, mas agregada de valor. Quanto mais a sociedade muda, essa razão também se modifica, somando os valores das diversas classes sociais que se mobilizam para que se façam escutar.

   O filme “O grande desafio” mostra a mobilização de um professor para transformar seus alunos negros em grandes debatedores, mesmo que tenha que enfrentar uma sociedade extremamente racista que não acredita na capacidade desses alunos. É um exemplo claro de que quando um grupo se mobiliza, a racionalidade agrega suas reivindicações.

   Recente acontecimento na sociedade brasileira são as cotas para estudantes negros nas universidades federais do país. Sem analisar seu caráter político ou não e nem a sua eficiência, nota-se que é uma conquista mediante clamor realizado por um grupo social que se sentia excluído.

   Weber, portanto, analisa questões que ainda se encaixam em nossa sociedade. O entendimento dessas questões pode nos levar a uma compreensão da sociedade e nos possibilitar ferramentas da modificá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário