Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Tudo pelo bem maior?

        
      Desde sempre escutamos que estudar é muito importante para quem quer crescer e se tornar um "adulto de sucesso". E assim, a maioria das crianças desenvolve o mecanismo de "estudar porque é importante" e não porque realmente gosta. Essas crianças crescem e mesmo sem se identificar totalmente com as opções de cursos que suas  famílias  "sugeriram" ,elas entram em uma universidade para manter o curso da sociedade. Esse mecanismo descrito é um dos fatos que comprovam a aplicabilidade da solidariedade orgânica em nossas vidas.
          Durkheim caracteriza a modernidade como geradora de uma sociedade em que os indivíduos estão unidos graças à divisão do trabalho, que direciona cada pessoa para um ofício diferente. É diante da sociedade moderna que encontramos a solidariedade orgânica;  ao mesmo tempo em que integra o indivíduo como parte da sociedade através da interdependência, também os diferencia, uma vez que cada um possui a sua personalidade e seus interesses individuais. No entanto, essa diferenciação possui certo limite, há certa alternância em que a nossa ligação individual com a sociedade não ultrapassa a nossa ligação coletiva, ou seja, o tipo de solidariedade que nos une enquanto partes integrantes e necessárias da sociedade.

    É neste ponto que podemos abordar melhor os argumentos que nos convencem de que o estudo é importante. Analisando esse fato, percebo que seria melhor que eu fosse incentivada a estudar porque pode ser algo satisfatório e interessante, quando só jogaram um conceito de "status e sucesso" que eu nem sabia direito o que era. Esses conceitos que constantemente são "despejados" nos estudantes, nada mais são do que a conservação da solidariedade orgânica. Independente de nossos anseios e vontades deve-se prezar pelo bem da sociedade e pela solidariedade orgânica, fazendo com que assim o sistema continue com todas as engrenagens funcionando.Ao estudar Durkheim e a sua análise sobre as sociedades modernas, é perceptível que a principal herança da solidariedade é essa necessidade de manter as pessoas em suas devidas funções. Mas seriam essas funções um caminho satisfatório para todos? Seria a abdicação de alguns dos nossos desejos a única forma de manter a estabilidade social? Será que a sociedade só funciona através da complementação de funções, ou já estamos acomodados com essa explicação?
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário