Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 9 de agosto de 2012


                                      

                    O passado que é presente

O livro Manifesto do Partido Comunista, resumidamente chamado de Manifesto Comunista, escrito em 1848 por Marx e Engels dois grandes pensadores da época e que influenciam a visão da sociologia até os dias de hoje, é considerado um dos maiores ensaios políticos da história da humanidade.

Marx e Engels abordam vários tópicos ao longo do desenvolvimento do livro, um deles é a ideia central de que a luta de classes é o motor da história, ou seja, a história das sociedades independentemente do período em que se passa foi totalmente influenciada pela luta de classes. Onde através dessa luta de classes a sociedade oprimida deve tentar combater esse novo meio de produção que estava tomando conta da vida da sociedade e que ainda hoje é o que controla a sociedade atual, para que isso ocorresse a classe trabalhadora deveria se unir o que é representado pela celebre frase do livro ‘’ Proletários do mundo uni-vos’’.

Outro importante ponto abordado na obra é a questão da burguesia sendo vista como revolucionária, pois ela de forma colossal conseguiu ao longo de seu surgimento revolucionar os instrumentos de produção, as relações de produção e assim todas as relações sociais.

Engels e Marx também analisaram a questão do crescimento da indústria moderna, que a cada dia crescia de forma impressionante, controlando toda a sociedade e os elementos intrínsecos a ela através de suas invenções e descobertas e meios de comunicação. Essa análise representa a globalização, fenômeno vivido até os dias de hoje, onde uma empresa de origem americana se instala em um país do extremo oriente e passa a comandar as relações de tal região de forma que represente toda a dinâmica econômica e social do capitalismo.

O Manifesto Comunista tem a intenção de incentivar, de mostrar, que a classe trabalhadora deve tentar combater aquele novo meio de produção que estava surgindo e que até hoje está presente na célula da sociedade, pois somente assim o proletário poderia fazer uma revolução assim como fez a burguesia.

Por fim, mesmo tendo sido escrita há 164 anos, essa obra fez análises totalmente atuais e que conseguiam estudar a sociedade de uma forma única, explicando-a em toda a sua complexidade, tais elementos explicam o fato de que mesmo relativamente antiga continua cada vez mais sendo estudada e sendo compreendida como uma das maiores da história.

Afonso Marinho Catisti de Andrade






Nenhum comentário:

Postar um comentário