O
clipe Another Brick In The Wall, bem como a sua letra, da banda britânica Pink
Floyd mostra a opressão de uma instituição escolar que retira dos alunos a
criatividade, o questionamento e os ensinam a matéria de forma imposta, sem que
haja diálogo entre aluno e professor. É possível associar essa música àquilo
que Émile Durkheim teorizou como fato social: para o sociólogo, esses fatos,
que devem ser compreendidos como coisas, possuem força imperativa e coercitiva
que se impõem ao indivíduo sem a necessidade de sua vontade manifesta e que o
guiam em sua forma de pensar, falar, agir e sentir. Durkheim considera a
educação como um fato social, pois “toda educação consiste num esforço contínuo
para impor à criança maneiras de ver, de sentir e de agir às quais ela não
teria chegado espontaneamente” (DURKHEIM, Émile. “Que é fato social?”. In: As
Regras do Método Sociológico (1895). São Paulo: cia Editora Nacional. 1987, p. 6,
capítulo I) sendo, assim, o instituto que constrói o ser social que
interiorizará, aos poucos, os seus valores.
A reflexão que busco
trazer é sobre a forma em que essa formação da pessoa é feita. Uma educação
cruel, como Pink Floyd expõe com maestria, aniquila a beleza do viver, fazendo
com que o indivíduo seja apenas mais um tijolo da sociedade. O ciclo da vida
resume-se apenas em nascer, trabalhar, se aposentar e morrer, diminuindo a
realização pessoal de cada um para que a organicidade do corpo social seja
mantida. Considerando que “nem toda coerção social exclui necessariamente a
personalidade individual”, como expõe Durkheim em seu livro As Regras do Método
Sociológico (DURKHEIM, Émile. “Que é fato social?”. In: As Regras do Método
Sociológico (1895). São Paulo: cia Editora Nacional. 1987, p. 4, capítulo I), é
possível a existência de uma educação que não seja opressora, manipuladora e
que limita e controla o pensamento do aprendiz.
Yasmin Fernandes Soares da
Silva - 1º ano Direito [matutino]
Parabéns, análise perfeita, já estou trabalhando nessa linha com sua analise objetiva. Sucesso
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