É possível criticar a
padronização e os conceitos pré-estabelecidos pela sociedade, argumentando que
eles reforçam a criação de indivíduos como “robôs”, seguindo um padrão inerente
ao ser humano. Ainda que a tese de Durkheim acerca dos fatos sociais não seja
uma completa mentira, ela ainda necessita de várias observações críticas. A
educação que o sociólogo retrata como fato social é, sem dúvidas, fundamental
para a sociedade, de forma que ela é a base para a construção da mente humana,
desde a infância até a vida adulta, e uma das maiores pontes entre o indivíduo
e o conhecimento. No entanto, a reflexão que pode ser estabelecida diante desse
tema é: seria a educação tradicional a melhor forma para levar o conhecimento
às nossas crianças e jovens?
Nos dois últimos anos,
ganhou força no país um movimento chamado Escola Sem Partido, assinado por
pais, responsáveis e educadores, no qual eles lutam contra a “doutrinação
ideológica” nas escolas brasileiras. Afirmo, sem hesitar, que esse projeto visa
apenas à manutenção de uma educação conservadora, tentando impedir que
professores inovem o nosso sistema educacional trazendo pautas extremamente
importantes, principalmente na sociedade do século XXI. Portanto, precisamos
entender que a nossa forma de educação talvez não seja mais adequada aos tempos
modernos, visto que ainda vivemos em um mundo repleto de violência,
preconceito, ódio e discriminação; em um mundo onde pobre é humilhado, onde
preto é tachado de ladrão, onde homossexuais são vistos como abominação, onde
mulheres são vistas como submissas ao homem, entre tantos outros absurdos.
Pergunto-me se nós
tivéssemos uma educação mais libertadora, que reforçasse o nosso pensamento
crítico e que seguisse menos os padrões que sempre foram impostos pela
sociedade, nós viveríamos em um mundo melhor e mais progressista? A crítica que
deixo é que precisamos parar de educar nossa juventude para obedecer e seguir
todos os padrões, de ensiná-los as mesmas coisas de sempre, de moldá-los de
forma que sejam todos iguais. A educação precisa ser reelaborada de acordo com
a evolução do mundo.
Kelly Akemi Isikawa - 1º Ano/Diurno
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