Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Capitalismo: uma triste realidade

O Manifesto Comunista escrito por Max e Engels não pode ser considerado uma profecia, mas sim um exercício de compreensão e interpretação da realidade. Eles abordam o momento vivido na Europa de ascensão de uma classe social. Eles depositam uma esperança muito grande na modernidade, e buscam, com o socialismo, expandir o progresso humano, e não regredir, como muitos acreditam.
O capitalismo surge a partir do momento que o sistema feudal ou corporativo já não bastava para a demanda em crescimento de novos mercados, passou-se a utilizar, portanto, o sistema de manufaturas. Entretanto, esse sistema deixou de acompanhar o desenvolvimento dos mercados e das demandas, necessitando portanto, que o vapor e as máquinas assumissem esse posto, revolucionando a produção industrial. Marx e Engels deixam claro também, que no capitalismo há uma liberdade imaginária.
A luta de classes e o contraste e a oposição entre opressor e oprimidos sempre existiu, terminando sempre com uma transformação revolucionária ou com a destruição das classes em disputa. É importante destacar, entretanto, que a essa luta de classes nunca foi tão exacerbada como ocorreu com o advento do capitalismo. Ademais, a sociedade burguesa foi um fator muito importante para que a luta de classes ocorresse de forma inédita. A tecnologia foi de extrema importância para a superação da fragilidade orgânica pelo homem. Além disso, ela possibilitou, através dos meios de comunicação, favorecer a união.
A forte crítica ao capitalismo existente na obra Manifesto Comunista também pode ser observada na música Capitalismo da banda Ratos de Porão e na imagem abaixo. A condenação do capitalismo é baseada na exploração existente nesse sistema econômico, seja sobre os trabalhadores ou por sempre visar o lucro, seja a partir das guerras alimentadas ou da destruição da natureza.

Capitalismo - Ratos de Porão

Cultiva guerras
Destrói nações
Dinheiro e poder
Suas razões
Capitalismo
Um mal incurável
Capitalismo
O homem é irresponsável


Capitalismo
Destrói natureza
Mata animais
Só o dinheiro importa
O restante são coisas banais
Mal incurável

Capitalismo
Ganância e ambição
Em qualquer situação
Está gerando um caos na humanidade
Esta é a triste realidade.




Amanda Barbieri Estancioni
1º ano - Direito matutino
Introdução à sociologia - Aula 08

Nenhum comentário:

Postar um comentário