Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 26 de março de 2013

Física+Poesia+Política=??

Desvendar o homem e suas naturezas é a causa de reflexões seculares. No filme Ponto de Mutação (Mindwalk), a personagem Sonia (uma física habitante dum castelo e dedica seu tempo à reflexão e contemplação da natureza) critica a visão sistêmica empreendida a partir de Descartes, que vê o homem "feito uma máquina" na qual a coletividade deixa o palco. Entram em cena Jack Edwards (candidato a presidente dos EUA) e Thomas Harriman (um poeta que deixou a América). Jack e Thomas encontram-se com Sonia e iniciam uma clássica discussão a respeito da natureza humana.

De átomos e moléculas chegaram às interações humanas em todo o globo. A física toma frente a criticar a política e sua ineficiência ao olhos do coletivo quando colocadas em pauta a precariedade de países pobres e seus problemas sociais. Conecta a fome aos gastos militares, a política aos obstáculos na resolução de problemas, Descartes ao olhar antropológico remanescente... enfim, uma imensa gama de associações que explicam a maioria dos problemas dos recentes séculos.

Interrompidas pelas reflexões metafísicas e poéticas de Thomas, a discussão propõe soluções. Sonia reafirma um modelo indígena que antes ocupava a América do Norte, no qual as  decisões eram feitas com base em sete gerações à frente. Enaltecendo a comunidade em detrimento do indivíduo.

A beleza dos pensamentos consiste na fusão ciência-política-poesia. Num jogo de equilíbrios sensatos entre o conhecimento, a sociedade e a essência sentimental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário