Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 13 de setembro de 2012



                 
 Justiça: justa ou injusta?

Muitas vezes a sociedade atual se questiona se realmente a justiça e realmente justa. Todos os dias evidenciamos crimes horrendos e muitas vezes o sistema judiciário não age da maneira como a maioria dos indivíduos gostaria que agisse. Isso se deve ao fato de que as pessoas são movidas pela emoção o que é totalmente demonstrado no filme Código de conduta, (Gary Gray-2008).

O filme nos leva a pensar no direito como uma ciência exata propriamente dita, a pensarmos no direito como a própria ciência cartesiana, uma espécie de engenharia que tem o intuito de desenvolver mecanismos de restituir a ordem normativa às coisas.
Fica muito evidente no filme a perspectiva Durkheimeniana onde o protagonista é totalmente levado pelo desejo de vingança e ódio com aqueles que o tiraram o seu bem mais precioso que era sua família.

A justiça, na verdade o que é a justiça e será que ela realmente é boa? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem ao assistirem o filme. O filme nos leva a ver a justiça como um elemento fictício da sociedade deveria ser um instrumento de defesa social, mas acaba se tornando falha e extremamente corrompível. Tudo isso nos leva a analisar a citação bíblica que é´´ A justiça de Deus é maior que a justiça do homem`` o que realmente se nota pois o homem consegue acabar com os elementos que são engendrados pela própria justiça.

Portanto o filme nos mostra uma perspectiva extremamente matemática do direito e consequentemente da justiça, e faz com que reflitamos na questão da validade da justiça e também na questão do direito como uma ciência impregnada de elementos pertencentes a proposta cartesiana de pensar.

Afonso Marinho Catisti de Andrade


Nenhum comentário:

Postar um comentário