Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 26 de março de 2016



Crise no Brasil: Ponto de Mutação para a política e sociedade brasileira

“A política é uma casa de espelhos para narcisos”; “A política confunde a todos”; “Os eleitores querem candidatos mais burros do que eles”: estes são alguns excertos dos diálogos, acerca do fenômeno político, extraídos do filme Ponto de Mutação, que se baseou em obra de Fritjof Capra. Contudo, a fala mais marcante sobre tal tema trata da “política do impossível”, a qual se comprometeria com a informação, o empoderamento dos cidadãos, para que estes também se sentissem responsáveis pelos problemas enfrentados por suas sociedades.
Observando o contexto brasileiro atual, verifica-se a proliferação, em espaços físicos e virtuais, de manifestações populares contra a corrupção na Administração Pública, a favor ou contra o PT - Partido dos Trabalhadores, a Presidenta Dilma ou o Ex-Presidente Lula. Entretanto, este comportamento denota maior engajamento da população brasileira?
É evidente que não, pois, caso o país não estivesse também em crise econômica, que tem afetado o padrão de consumo da sociedade, esta aparente preocupação com a situação política não se revelaria tão exacerbada. Ademais, sob uma perspectiva sistêmica, também abordada no filme supracitado, pode-se concluir que o problema da corrupção e da instabilidade política no Brasil não se limita ao PT e aos seus partidários, mas sim a uma cultura de corrupção arraigada na sociedade nacional, assim como a um sistema desgastado de presidencialismo de coalizão, em que o Executivo inferioriza-se em relação ao Legislativo e, sob o pretexto da governabilidade, engendra-se uma teia de relações suspeitas entre governo, iniciativa privada, partidos políticos, parlamentares, elites regionais.
Portanto, não pode ser considerado engajado, um indivíduo que somente vocifera contra determinado político ou partido, sem tentar compreender, de maneira holística, os problemas do país e, principalmente, sem assumir a sua parcela de responsabilidade sobre eles, o que envolve a não aceitação de “pequenas” corrupções cotidianas, o respeito aos direitos dos demais indivíduos, o cumprimento de deveres, a defesa dos próprios direitos, a participação nos mecanismos legítimos de controle social da Administração Pública.
Para o modelo de “política do impossível”, idealizado no filme em questão, o contexto de crise no Brasil deve ser encarado como oportunidade de reflexão e mudança paradigmática, com efetiva participação popular. Então, torna-se irrelevante apontar culpados, “caçar bruxas”, vestir vermelho ou preto, posicionar-se do lado do “bem” ou do “mal”. Premente é a necessidade, independentemente da consumação do impedimento presidencial, de efetivar a reforma política, avançando-se na discussão acerca de sistemas eleitorais e de governo, do financiamento eleitoral e partidário, da fidelidade partidária, das relações entre Executivo e Legislativo, entre governo e iniciativa privada.
 Neste “ponto de mutação para a política e sociedade brasileira”, além da classe política, deverão assumir papéis decisivos as universidades e a imprensa. Esta, no tocante ao processo de esclarecimento da população, o qual não admite vieses, para que possa haver o efetivo exercício da cidadania, e, aquelas, na compreensão da realidade sócio-política nacional, o que pode fomentar a propositura criativa de alternativas ao ultrapassado modelo político brasileiro.

Marcos Paulo Freire - 1º ano - Direito/Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário