Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 26 de março de 2016

A Evolução Social através do Dialogo Aberto.

            A obra “O Ponto de Mutação” é uma meticulosa crítica da percepção vigente na atualidade, feita através da sétima arte consegue em seus mínimos detalhes ter um salto do pensamento individual para o coletivo, ou até mesmo  nas palavras da personagem Sonia Hoffman “ um Sistema vivo”. Até a escolha das personagens gera um ótimo meio para o dialogo aberto que acontece no filme. Thomas Harriman o poeta com problemas familiares, sempre explicando e convencendo seu amigo Jack a ser suscetível ao novos pensamentos, Jack Edwards candidato frustrado a presidência que possui ligação direta com a politica e que a cada teoria busca um meio de levar a pratica  e Sonia Hoffman a ex-física, ex-cidadã americana, ex-eleitora e atual cientista que após ver sua pesquisa usada para fins militares coloca-se em uma torre de marfim e gera um novo ponto de vista sobre a sociedade.
            Mesmo o filme sendo uma obra do ano de  1990 é mais que atual em nossa sociedade, inclusive um argumento que usa para criticar o modo de percepção cartesiano é que o contexto que a sociedade está inserida hoje é tão destoante com a sociedade que Descartes vivia que já não se pode usar seu ponto de vista para resolver problemas. Em escala ascendente critica a percepção construída por Descartes , pois o que a sociedade necessita hoje é um conhecimento total , para transformar nossa sociedade em uma sociedade sustentável em oposição de Descartes e Bacon que fragmentam o conhecimento para transformar a sociedade em algo que domina a Natureza sem levar em conta que ela está inserida nesta.

            Mas o conhecimento máximo que transparece no filme é o de transformação do conhecimento, o do dialogo aberto, de livre pensamento que se praticado pela sociedade levaria a respostas e transformações validas à sociedade. E é o que aconselha  a todos pois se fixado a uma ideologia o conhecimento fica ultrapassado, como Bacon que através do saber quis dominar, usando seu próprio método de reflexão e experiência no contexto atual leva à vida em sociedade sem dominância e sim com harmonia. E que é inevitável para a evolução social fazer isso repetidamente no futuro.

Lucas André Silva, 1º ano de Direito(Noturno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário