Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 26 de março de 2016

A atualidade e a visão sistêmica


         A obra cinematográfica “O ponto de mutação”, traz à tona temas extremamente atuais, como a atuação dos políticos, a superpopulação e a fome nos países de terceiro mundo, por exemplo, mas principalmente a questão da percepção que se tem do mundo e as formas para solucionar os muitos problemas existentes.
        O filme é composto por um diálogo entre uma cientista (Sonia), um político (Jack) e seu melhor amigo, um poeta e trata da visão mecanicista, incorporada por Jack, e do chamado pensamento ecológico, defendido por Sonia. Há uma crítica ao consumo excessivo e ao olhar fragmentado da realidade social.
        A necessidade da discussão sobre ética, valores morais e responsabilidades fica clara, no filme, com o levantamento de assuntos como o estado do mundo deixado às próximas gerações e as consequências das descobertas científicas e do posterior uso desses conhecimentos.
        O problema atual da desigualdade, à luz da perspectiva sistêmica da cientista, deve ser encarado de forma completa e não simplificada, como muitas vezes é mostrado. Além de distribuição de renda, educação e toda uma estrutura econômica são necessárias para que haja uma solução eficaz. Muitos problemas atuais são analisados de forma cartesiana, mecanicista, sendo fragmentados, gerando, assim, soluções parciais que mal atingem os efeitos colaterais dos problemas. Uma forma diferente de ver o mundo, mais completa, humana e efetiva é imprescindível.

Vívian Gutierrez Tamaki - 1º ano de direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário