Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O futuro percebido no passado


Durkheim no terceiro capítulo do seu livro “A divisão do trabalho social” mostra como vivem e se arranjam as sociedades modernas. Depois de explicar como eram as sociedades pré-modernas, o autor mostra como as sociedades modernas se diferenciam destas, de forma acentuada, principalmente por meio de uma ciência do Direito mais ampla do que aquela baseada no Direito Penal.
            O Poder Judiciário dispõe do Direito em favor da comunidade como um transformador social, que atende as demandas relegadas ao segundo plano pelos outros poderes, na medida em que cria jurisprudências para casos não regulados pela legislação, como vem acontecendo cada vez mais frequentemente no mundo de hoje, um exemplo claro disso foi à aprovação do aborto quando a criança for diagnosticada com anencefalia. Durkheim mostra essa possibilidade antes dessas mudanças acontecerem, como uma previsão baseada no modo como a sociedade vinha se configurando e no que isso iria resultar.
            Quando Durkheim escreve seu livro ele relata sobre mudanças que podem ser percebidas na mentalidade da sociedade, mas que apesar de não serem amplamente ressaltadas fazem parte da transição da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, e ele relata isso como um visionário, que conseguiu enxergar no seu presente características que se tornariam muito claras no futuro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário