Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Weber e as divergências com alguns clássicos.


As ciências sociais nascem posteriormente às ciências da natureza e as ciências físicas. Com isso, a sociologia nasce com a perspectiva de explicação das relações sociais sob a ótica dos procedimentos, até então, consagrados pelas ciências ascendentes à ela.
Nesse contexto, surge o positivismo de Comte, mais tarde refinado metodologicamente por Émile Durkheim; ambos embatidos pelo aporte teórico-metodológico do materialismo dialético de Marx, em meados do sec. XIX; é no final desse mesmo século, que Weber funda a sociologia compreensiva.  Weber traz a tona a problemática da dinâmica gerada por agentes que perseguem objetivos e atribui significado à tais objetivos na relação entre agentes.
Em relação à Comte, Weber diverge ao negar que a sociologia possa formular um quadro claro e definitivo de leis fundamentais que expliquem a regência das ações humanas. Para Weber, o conhecimento é uma busca que nunca atinge o seu fim.
Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles, que se impõe como ação que o individuo deve realizar sob pena de exclusão (fato social), mas que as normas sociais se concretizam exatamente quando se manifestam em cada indivíduo, ressalva seja feita em: “em cada individuo”; sob a forma de ação social. Tais ações podem ser vistas de várias formas, como uma ação racional, emotiva, costumeira... A principal divergência entre Weber e Durkheim é a de que para Weber, a sociologia não é uma ciência de grupos, mas é uma ciência de indivíduos agindo socialmente a partir das ações sociais. Ele enfatiza a figura do agente e os significados que as ações desse agente representam.

Não obstante, em relação ao Marxismo, Weber considerava que aquele ficava preso em demasia à fenômenos econômicos pura e simplesmente. Apesar de não negar que a maneira como se organizava a economia teria efeitos sobre as diversas outras formas da vida em sociedade, ele refuta a explicação única de que tudo pode ser compreendido à luz da economia. 

Roberto Renan Belozo - 1° direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário