Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

      A sociologia compreensiva, de Weber, é baseada em como as ciências sociais devem compreender (e não, explicar como as ciências naturais) as experiências e relações humanas com o objetivo de conhecer o fenômeno social. Além disso, havia ênfase no estudo do indivíduo e de como ele expressa seus valores, que são pautados na própria consciência desse indivíduo.
      Pensando nesses estudos e nessas conclusões as quais Weber chegou, penso que a sociologia compreensiva pode servir ao Direito na medida em que essa ciência, criada por indivíduos com o objetivo do bem comum, procura (ou pelo menos deveria) compreender o indivíduo, baseado em seus valores, procurando, dessa forma, a decisão mais justa e correta.
      Apesar de o Direito ser influenciado por opiniões de legisladores e operadores do mesmo, deve-se buscar uma compreensão dos valores individuais,do porquê alguém cometeu determinado ato e assim, julgá-lo com mais precisão e justiça a despeito das opiniões paralelas.
      Assim, na busca de um Direito mais compreensível e entendedor das questões individuais, pode-se alcançar um sistema jurídico mais justo e próximo da realidade de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário