A prevenção de Weber
A sociologia surge com o intuito de estudar e explicar as relações sociais utilizando-se métodos específicos. Contudo, não é possível ser preciso em uma análise sociológica, segundo Weber, caso a análise feita não seja empírica. Nesse tipo de análise, feita caso a caso, os membros da sociedade são compreendidos, um a um, com base na construção cultural, moral e intelectual de cada individuo.
Portanto, ao contrario da concepção de Durkhein, Weber acredita que a análise sociológica deve ser feita de baixo para cima, observando o que ocorre no micro para entender o funcionamento do macro. Já o sociólogo francês pensa que o modo de agir dos indivíduos é algo externo a eles que possui força coercitiva, ou seja, o funcionamento da sociedade se dá pelo modo de agir 'imposto' por uma parcela da sociedade a uma parcela da sociedade.
Para o direito a sociologia compreensivista serviria para humanizar os processos jurídicos e o entendimento de algumas ações sociais como, por exemplo, o assalto praticado por um menor de idade morador da favela. Nesse caso seria analisado todos os motivos que guiaram suas mãos para pegar em uma arma e todas as situações que o ajudaram a construir a plausibilidade de um dia assaltar alguém.
Em suma, pode-se dizer que o compreensivismo de Weber pode ser muitíssimo útil para o direito, pois seria um meio de procurar as causas além de punir as consequências
Victor Borges Dijigow 1 ano direito noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário