Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 23 de junho de 2012

Weber: do determinismo à verdade científica.


                Max Weber, em sua obra “A ‘objetividade’ do conhecimento na ciência social e na ciência política” (1904), critica a ideia determinista de ciência e introduz o conceito de ação social. Para ele, a função essencial da sociologia é a compreensão dessas ações, principalmente de seus sentidos e motivações.
                Dessa forma, Weber afirma que o juízo de valor é o ponto de partida de um indivíduo para a realização de qualquer ação social e as classifica em quatro tipos diferentes: 1) Ação racional com relação a um objetivo – a qual o indivíduo determina seu objetivo e os meios para alcançá-lo; 2) Ação racional com relação a um valor – o indivíduo é fiel à suas ideias e preparado para lidar com os riscos de sua decisão; 3) Ação afetiva ou emocional – decidida pelas paixões, sentimentos, sem racionalidade; e por fim, 4) Ação tradicional – resultado dos costumes e crenças sociais.
                O sociólogo também definiu ferramentas metodológicas para uma melhor análise do seu objeto de estudo: as leis constituem-se como meios, e não fins para a análise. Para tanto, criou o conceito de “tipo ideal”, o qual não representa de fato o “dever ser” do objeto a ser estudado, mas sim o possível.
                Suas ideias inovaram a compreensão sociológica, principalmente por seu caráter crítico ao dogmatismo do materialismo histórico e ao “denominador comum” marxista. Weber propõe um novo método, e não mais a absorção de normas e ideais obrigatórios, a partir dos quais os indivíduos devem se espelhar em suas práticas. Assim, a partir de sua concepção, conclui que a verdade científica provém da comparação entre o tipo ideal e os fatos, e não de dogmas impostos pelas ciências sociais.

Um comentário: