Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 23 de junho de 2012

O papel da compreensão e dos valores em Weber




   A grande contribuição de Weber para a ciência social foi o fato de não buscar em suas análises uma generalização dos fatos, mas sim uma compreensão. Segundo ele, o homem era movido não somente pelas vontades sociais, mas os valores também incidiam sobre suas ações. Assim sendo, cada homem age de maneira distinta mesmo estando em uma mesma comunidade, mesmo que entre eles aja uma semelhança de valores, dificilmente eles serão iguais.

   A obra de Tarsila Amaral pode ser invocada como exemplo desse pensamento. Não há só as diferenças físicas dentro de uma mesma classe social, há também diferenças de pensamento, diferenças culturais e religiosas. A generalização nas análises sociais prejudica a obtenção da realidade. É preciso considerar diversos fatores (nesse ponto critica Marx por considerar somente o fator materialista) para a obtenção de um quadro o mais próximo possível da verdade.

   Weber não desconsidera que o pesquisador possui seus valores, defende, no entanto, que esses valores devem ser deixados o máximo possível fora da esfera de pesquisa. Contribui, assim, não só com a desmistificação da sociologia, ao considerar que esta é feita por homens e não por deuses, mas acima de tudo a revela como ferramenta de entendimento e não como ferramenta detentora da verdade universal e absoluta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário