Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 23 de junho de 2012

Os Valores e a Razão

   É possível perceber, ainda, que esta visão da história esforça-se por negar o caráter multicultural da sociedade e dos processos que a envolvem. Isso ocorre quando faz distinções entre os habitantes originais da terra e aqueles que se estabeleceram depois. De acordo com esta perspectiva, todos aqueles que migraram para a Índia e seus descendentes são estrangeiros e, portanto, não são parte da nação. Neste sentido, muçulmanos e cristãos, por exemplo, que não seriam naturais da Índia e, desta forma, são considerados estrangeiros pelos nacionalistas, deveriam tornar-se indianos (indianizar-se) ou viver como “cidadãos de segunda classe sem quaisquer direitos ou privilégios”.
OLIVEIRA, M. S. R. . Identidade Nacional e Intolerância Religiosa na Índia Contemporânea. In: II Simpósio Internacional sobre Religiões, Religiosidades e Culturas, 2006, Dourados. CD BOOK.Dourados : Editora UFMS, 2006. (pg. 8)

   Dentre todas as ideias expressas por Weber em sua obra, é possível destacar a de que o sociólogo enquanto pesquisador não deve contaminar o objeto de estudo com seus valores. Apesar de aparentemente livre de maiores complexidades, nota-se que sua prática compreende grandes dificuldades, principalmente quanto à não emissão de opinião em determinados momentos da pesquisa. Muito embora Weber afirme que não existe neutralidade, o conhecimento não deve se afastar da razão, devendo esta prevalecer sobre a opinião do sociólogo.
   Levando essa ideia para além do plano do pensamento, é possível exemplificar sua aplicação através de casos concretos, como o da intolerância religiosa, mais especificamente, a que ocorre entre hindus, muçulmanos e cristãos, apresentada no texto acima. As raízes desse conflito são históricas, estando relacionadas ao nacionalismo indiano, que se estende até mesmo à questão religiosa. Essa intolerância ocorre porque os hindus, antes de enxergarem muçulmanos e cristãos como seres humanos, tomam-nos como estrangeiros, representantes de uma cultura inferior.
   Assim, a defesa desse julgamento por parte de sociólogos hindus sem fundamentação em nenhuma base racional vai extremamente contra o pensamento de Weber, visto que está impregnado de etnocentrismo e relativização de valores.
   É possível concluir que, de uma maneira geral, a aplicação dessa ideia weberiana é a melhor prevenção de conflitos, sendo, portanto, a racionalização das ações o "pontapé inicial" para a solução dos problemas relacionados a desentendimentos culturais. 
   Por fim, pode-se tomar por complemento ao pensamento de Weber a frase do escritor francês Victor Hugo, na obra Os Miseráveis, na qual ele afirma que "chega sempre a hora em que não basta apenas protestar: após a filosofia, a ação é indispensável". Weber já apresentou a filosofia, onde está a ação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário