Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Carta do leitor


Primavera de direitos

 

O reconhecimento social que sobrevém do direito para grupos minoritários numa sociedade excludente e preconceituosa reflete aquilo que Boaventura de Sousa Santos chama de emancipação social - concepção que traz o direito como instrumento de modificação social.

Além disso, Axel Honneth revela em seus estudos que a luta coletiva por reconhecimento nasce de uma luta moral, ou seja, sujeitos buscam o reconhecimento, respeito e reciprocidade no âmbito social para vivenciá-la como sujeitos de direitos, ao terem distribuição igual de oportunidades materiais. A partir do recorte jornalístico abordado fica claro que esse precedente jurídico é uma conquista rumo à consolidação de direitos do grupo LGBT, que até então privado de direitos passam a integrar no rol das normatividades existência jurídica ao terem o reconhecimento da sua condição. Nessa mesma perspectiva, podemos exemplificar o julgado do STF ADI 4.227/DF por reconhecimento de direitos na união homoafetiva.

Faz-se mister nessa relação a tríade amor, direito e estima defendido por Honneth como sendo condições sociais necessárias para reconhecimento positivo do próprio indivíduo, e a partir disso  dotado da percepção de desrespeito social da identidade herdada, passa a integrar a luta social que transcende as intenções individuais, formando a base de um movimento coletivo que almeja expectativas de direitos através da universalização social de direitos.

 

 


Brunna Aguiar da Silva    1º ano Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário