Parâmetros de manipulação social
Durkheim foi um sociólogo francês do século XIX que consolidou a sociologia com uma ciência. Se preocupou, principalmente, em compreender como a sociedade se mantém coesa, partindo da ideia de que a sociedade não é uma experiência individual, mas coletiva.Usou o termo "fato social" para explicar e entender como um grupo de pessoas desenvolvem uma consciência coletiva responsável por influenciar a conduta e o modo do raciocínio do indivíduo.
Essa influência começa desde que a criança nasce, pois já é inserida em um grupo social - a família (primeiro agente de controle social) - que a moldará de acordo com os comportamentos que são aceitos na coletividade, tornando essa jovem pessoa em um futuro cidadão. Esses conceitos, que são ensinados à crianças, são gerais (porque vêm da sociedade, que os usam como padrão de comportamento), independentes (já existiam antes de a criança nascer), externos e coercitivos (se a criança se opor aos ensinamentos, sofrerá algum castigo).
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Essa absorção de conhecimentos continua após a infância, sendo que esse indivíduo foi estimulado a absorver a cultura de vários grupos distintos, o que serve como um controle social, o qual visa evitar que alguém cometa ofensas em relação a essa comunidade. Ou seja, ele aprendeu como se relacionar, pensar, o que deve ou não comer, como se vestir, como se sentir em certas situações , por meio de sua experiências com outros grupos , mesmo sem se dar conta disso.
Entretanto, esse controle ajuda a manter a ordem e coesão social ao impor regras que devem ser seguidas para que alguém faça parte dessa comunidade. Caso alguma dessas regras sejam desrespeitadas, o grupo (pode ser a famíla, igreja, Estado, etc.) que está em contato com o infrator exercerá uma pressão para que essa atitude cesse, podendo estimular a mudança de comportamento. Esse fenômeno pode ser observado no vídeo "Vinhetas Clássicas animadas Plim Plim globo (2000- 2005)" (1 min e 17 seg até 1 min e 27 seg):
O fato social pode ensinar coisas boas, mas também ruins.É importante falar que o fato social pode ser modificado, mas é necessário que o grupo interessado nessa mudança demonstre muita disposição para resistir aos protestos que serão feitos pelo grupo que é contra a essa reforma (geralmente, trata-se do grupo que tem maior número de pessoas ou pode ser um grupo com menos pessoas, mas com maior poder político/econômico). Por exemplo, pode-se citar a questão do racismo: no Brasil , os negros vêm conquistando maiores direitos desde o fim da escravidão, tendo mais acesso à educação, leis que os protegem, etc., que foram obtidos por meio de muitos conflitos e, mesmo assim, estão longe do ideal, pois o racismo ainda é muito presente Brasil (o que mostra como é difícil lidar contra o status quo estabelecido pelo fato social).
Resumindo: o fato social é um fenômeno necessário para se obter a coesão social, mas por outro lado, essa educação modeladora pode ensinar coisas ruins (machismo, xenofobia etc.) e , se imposta por grupos autoritários, pode manipular facilmente a sociedade, estimulando as pessoas a seguirem ideologias distorcidas e preconceituosas. Por isso, deve-se evitar a busca exagerada de padrões de comportamentos, ideias e coação, mas sim repensá-los, para que as mudanças gerem ganhos sociais, à medida que uma percepção diferente do mundo permita a quebra de alguns padrões nocisos. Somente a educação um pouco mais libertadora (familiar e escolar) permitirá que as pessoas façam a análise do meio em que está e faça as mudanças sociais necessárias para modificar sua sociedade.
Gostaria de indicar, para finalizar o texto, o video da música "Another brick in the wall" para representar como essa falta de liberdade e excesso de coação é sufocante para uma criança, além de torná-la apenas "mais um" no grupo:
Obs: No video acima, apenas citei uma das várias interpretações possíveis que podem ser feitas sobre a música. O que fiz foi relacionar o fato social com algumas das imagens e frases demonstradas no clipe.
Allan Direito primeiro ano noturno Turma: XXXVI
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