Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 22 de agosto de 2021

SEJA COMUNISTA

 Quando concluí o ensino médio em escola pública, meu único pensamento era arrumar um “trampo”, comprar um carro, financiar uma casa por uns, sei lá, 30 anos, e casar-me; quase um filme de “Sessão da Tarde”. Sempre ouvia nos telejornais que o mundo se modernizava, nações prosperavam e coisa e tal, mas me perguntava o porquê de tanta pobreza em um país como o Brasil, já que produzia tanta riqueza. Na fábrica onde trabalhava, fabricávamos sofás, cada célula de produção trabalhava vinte e cinco funcionário, que eram incumbidos de fabricarem 100 unidades de sofás diariamente.  Com muito esforço conseguíamos, quase sempre, alcançar a meta e ao final do dia o líder de produção nos dava os parabéns, ficávamos felizes da vida por isso. Certo dia, o mesmo líder que nos dera os parabéns pela produção do dia anterior, nos informava que haveria um corte de funcionário na fábrica, em virtude da baixa demanda do mercado. No dia seguinte, seu João, Seu Carlos e o Senhor Amaral, não apareceram para trabalhar, foram demitidos. No almoço, sentei na mesma mesa onde o líder de produção da minha célula estava almoçando e, como amo perguntas, perguntei-lhe: amigo, porque escolheram os senhores João, Carlos e Amaral, da nossa célula (existiam 120 células na fábrica) para serem demitidos? Foi cruelmente taxativo, são velhos. Homens que amavam o que faziam, o senhor João pagava a faculdade da filha, o Senhor Carlos, um bom homem, que ajudou a empresa por anos, chorou para seus amigos e o Senhor Amaral, cometeu suicídio. Pensei comigo, trataram esses homens como se fossem objetos descartáveis, assim como serei descartável um diaGostava de ouvir os discursos sobre melhores condições de trabalho, menor jornada de trabalho, reformas trabalhistas, mas a realidade capitalista começou a me fazer enxergar, e não somente ver, parei de idealizar e passei a materializar em mim o que estava adormecido; o comunismo.  

No mês seguinte, anunciaram o corte da cesta básica, reuni os trabalhadores e perguntei o que pensavam sobre essa questão, todos eram contra o corte. Decidimos parar a produção e não retomar até desistirem da ideia de cortarem a cesta. A cesta foi mantida. Assisti à uma palestra sobre mais-valia no YouTube e me dei conta que a escravidão, embora abolida, não havia acabado, só mudado de nome, ou seja, de escravidão para exploração proletária.  Comecei a pensar que os modos de produção e o sistema capitalista eram quem estavam determinando minha consciência servil, li que “O modo de produção da vida material é o que condiciona o processo da vida social, política espiritual. Não é a consciência dos homens que determina seu ser [...]”. Não mais, Karl Marx me libertouAntes de pedir demissão, pois tentaram me corromper para a causa opressora, disse aos meus amigos operários que caso haja uma revolução contra este sistema opressor, não tínhamos nada a perder, a não ser nossas correntes, que venha uma revolução comunista. 

A propriedade coletiva dos meios de produção não é nosso único objetivo com o comunismo. Queremos uma sociedade sem classes, um lugar onde todos sejam “comuns”, homes, mulheres, povos indígenas, comunidade LGBTQIA+, pretos, amarelos, vermelhos, brancos, enfim, todes iguais, embora diferentes. Não pregamos uma anarquia, pregamos uma verdadeira democracia liberta dos grilhões capitalistas, o verdadeiro câncer que assola o mundo. Caso você seja contra o governo Bolsonaro, saia do campo das ideias e vá para às ruas materializar o que idealiza. Se você for preto e favelado como eu, lute pelo seu lugar na universidade, assim poderá lutar pelo seu povo. Se você foindígena, saiba que o capitalismo é uma ameaça para seu povo. Se você for LGBTQIA+, sei que este sistema social te oprime, não desista, continue lutando, pois vocês são preciosos para o mundo. Não sei como é ser mulher em uma sociedade heteropaternalista, mas sei que não gozão de privilégios legados aos homens, assim que nascem Basta olhar a sociedade para constatar que Karl Marx estava certo, portanto, minorias, só temos uma coisa a perder numa revolução comunista, as nossas próprias correntes, sejam comunistas, não somente idealistas.  

 

 

OBS: Me rebelei contra a simetria textual. 

 

 

EDSON DOS SANTOS NOBRE 

DIREITO/NOTURNO  

Nenhum comentário:

Postar um comentário