A realidade no século XIX estava
envolta em um contexto de revoluções industriais, sociais, políticas,
ideológicas. Em meio a tanta ebulição de acontecimentos, a sociologia se moldou
como ciência necessária para a compreensão dessas sociedades tão caóticas.
Assim, um dos maiores expoentes dessa ciência aparece trazendo um novo método
de estudo social, Karl Marx e Friedrich Engels, desenvolvendo o socialismo
cientifico, baseando-se principalmente nos impactos materiais que o sistema
capitalista surtia na vida de todos. Por mais que essa visão tenha aparecido há,
aproximadamente, duzentos anos, seu modo de enxergar o mundo pode ser aplicado na
contemporaneidade etérea do século XXI.
Tal
constatação pode ser corroborada no fato de que Marx e Engels propuseram que as
condições materiais (Dinheiro, moradia, alimento...) fossem o objeto de estudo
desse novo método cientifico. Assim, conseguiram partir da realidade concreta
para identificar seus problemas e então, conhecendo suas razões
históricas-dialéticas, buscar maneiras de solucioná-los. Entretanto,
concomitantemente, a filosofia idealista de Hegel estava a criar adeptos, uma
vez que cogitava partir de ideias perfeitas de sociedade para tentar coloca-las
em prática, ignorando, desse modo, a concretude. Todavia, essa proposição
hegeliana recebeu grande apoio da burguesia da época, isso porque seria ela
quem tomaria as rédeas da sociedade, colocariam suas ideias em prática,
transformando toda a população em mão de obra para que a riqueza dessa elite se
fizesse real, em um mundo de mentiras para os mais abastados.
Analogamente,
a contemporaneidade baseia-se muito mais em idealizações do que na realidade.
Efeito esse causado pelo advento da tecnologia, uma vez que trouxe consigo a
possibilidade de tornar qualquer tipo de relação em líquida, isto é, não se
assumir nenhum lastro com a vida real, pois toda forma de contato será através da
tela de um celular ou computador, dessa forma, o virtual, o ideal sobrepõe-se
ao real, ao material. Tal transformação radical nos relacionamentos foi
trabalhada pelo filósofo polonês, Zygmunt Bauman, em diversas obras, como Amor
Liquido e Modernidade Liquida, nas quais a sociedade do Instagram e do WhatsApp
é caracterizada pelas relações frágeis, fugazes e maleáveis.
Visto isso, é possível afirmar que,
atualmente, o Estado Burguês se fez verdadeiro, onde a burguesia se tornou
grandes corporações, que conseguem alienar as outras classes em um mundo de
virtualidades, manipulando-as de forma a manter esse controle pelo maior tempo
possível, para assim adquirir lucros e mais lucros com propagandas, parcerias e
o novo comércio online.
Dessa forma, ao perceber tamanha
manipulação, faz-se imprescindível que a sociedade civil de Marx se uma, de
maneira a compreender que essa alienação está insuportável e então esses
proletários da atualidade devem se unir e tomar as forças produtivas,
tecnológicas através da busca pela liberdade de todos, gerando riquezas
coletivas e não de apenas corporações elitistas. Tornando aquele cenário caótico
de divisões e relações líquidas em um local de igualdade de oportunidades para
usufruir de meios materiais e até imateriais, como a própria cultura, que essa
alienação priva os que não se enquadram como dominantes.
Matheus Granucci Burgarelli- Direito Matutino, 1°Semestre
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