Atualmente,
é comum observarmos uma vasta rejeição às publicações marxistas ao tema da
subjetividade, a dialética de Marx, construção lógica do método que fundamenta
o pensamento marxista, será apresentada como uma hipótese sobre interpretação
da educação na realidade educacional atual, ideia a qual muitos professores e
pesquisadores querem compreender da melhor forma possível. Convivemos constantemente
com um movimento de grandes críticas e ataques ao pensamento socialista que
implica o marxismo, devido ao desaparecimento no mundo do socialismo, de seu
sistema político, econômico e social fundamentado na também chamada teoria
marxista, todo o pensamento marxista, tem sido bastante questionado em nosso
cotidiano sobre possibilidade de continuar existindo como referencial no sistema
educacional.
O materialismo
dialético pode ser definido como a filosofia do materialismo histórico. Para o
materialismo dialético não existem oposições dualistas entre as instâncias
sociais e individuais, subjetividade e objetividade. Na teoria materialista, a
ciência é a principal fornecedora do conhecimento que precisamos, sendo assim,
a existência da escola justifica-se pelo conhecimento científico, uma vez que
sem esse conhecimento não seria necessário a existência de um ambiente de escolar.
Portanto,
cabe à escola, a função de transmitir os conteúdos que futuramente farão parte
dos currículos escolares. O sistema educacional possui um papel importante na
sociedade, o de levar os alunos a apropriar-se do conhecimento e da cultura
historicamente produzida. Por isso a escola não pode assumir um papel de
assistencialista, conforme deve acontecer com o novo ensino médio. O papel da
escola é clássico, ou seja, de assimilação e transmissão do conhecimento
científico., tendo total consciência da necessidade da transmissão desse
conhecimento e a importância da historicidade humana para a formação do aluno.
Dessa forma, cria-se uma sociedade que baseia sua opinião e conteúdo em cima de
fatos verídicos que foram estudados da melhor maneira, e, portanto, o “contágio”
por informações falsas de conhecimento popular diminuirão progressivamente.
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