Primeiramente, é necessário a percepção de que o discurso desenvolvido por Descartes é completamente racionalista, isto é, o pensamento de que a razão se mostra como fonte verdadeira e confiável de conhecimento. Contudo, a praticidade dessa filosofia fez-se como uma forma simples de solução de conflitos sem a análise de outras questões relacionadas as suas consequências em meio a sociedade, causando desigualdades em todo o mundo, tal qual a ideia de objetificar os negros africanos, uma vez que não eram considerados humanos e eram obrigados a trabalhar exaustivamente para o desenvolvimento dos europeus colonizadores. Dessa forma, a reflexão proposta pela personagem de Capra demonstra como a base epistemológica da ciência moderna pode se esquecer de seus efeitos em meio ao todo, porém ela não descarta a importância desse método na evolução de tecnologias cada vez mais inovadoras.
Ademais, outra corrente de suma importância para o debate acerca da construção do conhecimento moderno é o método indutivo desenvolvido pelo inglês, Francis Bacon. Isso porque, ele se fundamentou em uma base empirista de construção, de modo que valorizou a atuação dos sentidos humanos em meio a um método de experimentação científico cujo objetivo é encontrar padrões para julgar seus resultados como verdadeiros. Não obstante, a aplicação desse método pelo homem através dos séculos, ignorou completamente a natureza e os impactos que ela pode sofrer, tal qual o desmatamento ignóbil, somente para que haja cada vez mais terras sujeitas a replicação de meios produtivos humanos. Sendo assim, tal visão de conhecimento a partir da indução sensível é essencial para a ciência hodierna, porém o homem ainda deve enxergar os impactos que essa utilização possui na natureza.
É imprescindível, portanto, a percepção de que o modo de pensar atual é muito provido dessas correntes desenvolvidas tanto por Descartes, quanto por Bacon, uma vez que ambos se dedicaram ao estudo e a busca do conhecimento. Ambos foram de suma importância nesse âmbito, todavia, é fundamental a constante reflexão sobre essas ideias, e tal prática foi valorizada no enredo do filme Ponto de Mutação, no qual a construção de novas perspectivas que visem o sistema completo é a grande temática desenvolvida. Somente assim, com esse exercício de reflexão cotidiano será possível a adequação às novas realidades, atentando-se as consequências das ações humanas atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário