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segunda-feira, 28 de junho de 2021

A associação de políticas de equidade e do estudo científico

 

A XI Jornada de Direito proposta pelo CADIR da UNESP Franca abordou em uma de suas palestras a revisão da Lei de Cotas em 2022. O fato ser debatido em palestras é essencial, porém, o pensamento que deu base à proposta de que houvesse uma revisão, explicita a supressão de direitos conquistados que ocorre na atualidade.

Os contribuintes evidenciaram que há a presença de um racismo sistêmico, que privilegia um Estado patriarcal, capitalista e branco. Esta estruturação vinda da colonização, que ocorreu no Brasil por parte dos portugueses em 1500, abala todas as áreas da sociedade até hoje, como a política e a educação, por exemplo.

A questão da Lei de Cotas deve ser vista como uma forma de auxiliar uma sociedade que sofre com a desigualdade estrutural, não sendo possível a inclusão de uma visão meritocrata, uma vez que é revelada a hierarquia de gênero, classe e raça ocorrente no Brasil. Sendo assim, a iniciativa de uma ´´revisão´´ contribui para suprimir direitos e manter a atuação racista estabelecida.

Nas visões de René Descartes e Francis Bacon, a ciência visa o bem do homem, tratar de sua centralidade como um fator positivo para a modernidade. Ambos os filósofos convergem suas teorias para o estudo da ciência tendo em vista transformações sociais.

Diversos pontos de ambas as teorias são essenciais para possíveis discussões cotidianas, como, por exemplo, o empirismo proposto como fundamento da ciência, a instigação da dúvida para a ocorrência de um novo método científico, e, como citado, a utilização do estudo da ciência para a promoção de transformações sociais.

Sendo assim, a associação das teorias de René Descartes e Francis Bacon com a pauta da revisão da Lei de Cotas em 2022 deve acontecer para expor como a busca do estudo científico junto à iniciativa de promover políticas de equidade levaria a sociedade a outro nível de discussão.

Dessa forma, seria possível versar sobre uma nova possibilidade de corpo social, que seria pautado na equidade e na busca de um método científico que possa abranger novos ideais sociológicos e, não mais suprimir direitos e promover, ainda, a estruturação racista e desigual.

 

Isabella Anjos – 1°Semestre – Diurno.

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