Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Vereda Weberiana


A análise sociológica de Weber é muito pertinente e correlata com a atual conjuntura da sociedade. Sua preconização de que as ações individuais são de extrema importância para a avaliação de um Estado ou uma sociedade. Como comporta a cultura de cada região e como essa escolha de valores interfere na ação social e essa mesma ação é a que faz gerir toda uma comunidade. Dessa maneira podemos dissecar Várias estórias, obra de Guimarães Rosa que relata as miudezas do convívio rural no interior de Minas Gerais.
A perspectiva Weberiana dentro da obra de Rosa demonstra o quanto a cultura local tem influencia nas ações das pessoas. Na divisão das ações de Weber, o tipo de ação tradicional, baseado em crenças, costumes e hábitos predomina nessa região, principalmente devido as fortes raízes da Igreja católica. A dominação desse instituto é outro fator a ser observado por Max, o discurso de que más ações em terra levará a pessoa ao inferno legitima o poder sobre o indivíduo. Por bem querer o paraíso ou por ter medo do inferno, as pessoas, principalmente as rurais que o único veículo de obter informações é a igreja, aceitam um modo de condução de vida.
 Outro quesito que é abordado na obra de Guimarães que merece um espectro de Weber é a questão dos jagunços. Comumente encontrados na região de Minas no período abordado da obra, os jagunços sempre foram ícones que penetravam nas consciências das pessoas e como a imposição brutal de ordens próprias ou de fazendeiros consumava o poder e a dominação desses indivíduos. Através do ferro e fogo os jagunços firmavam todo seu poderio, tornando isso uma cultura que todos os de boa linha acatavam sem pestanejar devido ao perigo de vida. Porém a mágica de Rosa foi ao ser capaz de repensar essa cultura inquestionável, devido ao medo e ao perigo que ela gera, ao penetrar no âmago dos indivíduos que se denominam jagunços, pensar que os mesmos que cometem atrocidades são completamente dotados de sentimentos e de interesses como qualquer outra pessoa.
Apesar da leitura rasa e a comparação simplista das obras, a união de Weber e Rosa seria de extrema riqueza e aprofundamentos acerca da realidade humana em determinado círculo geográfico, que foi contada de maneira magnifica por Guimarães.

Marcelo de Meirelles Filho – Turma XXXVI Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário