A ação e sua motivação
Max Weber, jurista e filósofo, criou uma teoria, que talvez seja a mais importante deste, sobre a "ação social", que segundo o autor é definida como qualquer ação que possua alguma finalidade e só existe quando os indivíduos realizam interações com outros da sociedade.
Existem quatro tipos de ações fundamentais, que entre elas destacamos a ação social afetiva. Esta é uma conduta movida por sentimentos, como raiva, vingança, paixão, inveja,etc. Um exemplo claro desse tipo de ação é a violência crescentes nas mulheres. Diversos casos como assassinatos e estupros, são motivados por prazer e inveja, ou seja, ações irracionais que deveriam ser combatidos, não apenas pela âmbito penal, mas combater a estrutura machista existente na sociedada, imposta pela ação tradicional de tempos passados que vigoram até os dias atuais.
O Estado e a sociedade como um todo deve combater não somente os crimes na ação concreta, mas o que levou o indivíduo a cometer esse tipo de ação. Desse modo, a mudança ocorrerá estruturalmente e não conjunturalmente na sociedade, favorecendo as gerações futuras.
Seung Kyung Kim direito 1ºano - Matutino
Nenhum comentário:
Postar um comentário