A Forma Social
Todos os seres humanos estão submissos à alguma espécie de dominação. Partindo-se desse pressuposto, podemos concluir que se existem relações sociais, existe também um mar de interesses, no qual tais relações estão imersas, e com isso, haverá sempre uma pessoa disposta a se impor e outra disposta a obedecer - seja por motivos legais, afetivos ou tradicionais. Portanto, consoante Max Weber, é fato que a capacidade de persuasão incorpora-se como um divisor de poderes.
Ademais, a forma na qual a sociedade se estrutura também é um dos fatores que corroboram para a legitimação de certos tipos de dominação. Como exemplo, a cultura de uma família patriarcal atua como uma dominação tradicional que rega o preconceito contra os outros diversos tipos familiares existentes atualmente. Assim, é evidente que q forma social é a essência das regras de um povo, ou seja, toda lei sobre o que é certo ou errado tem fundamentação em costumes. Então, conforme a sociedade se remodela, as leis são reestruturadas para atender às novas demandas e às novas características de dominação.
Por fim, é válido ressaltar que, apesar de a dominação em si soar como algo que prejudica e estagna a sociedade, é ela que permite a ordem é o convívio sem um caos generalizado. Porém, não se deve esquecer de que em um ambiente comum, todos devem ser beneficiados, não apenas os que detém os meios de dominação.
Juliana Silva Pastore - 1º ano (diurno)
Nenhum comentário:
Postar um comentário