Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 10 de junho de 2019

De acordo com Weber, a mudança que mais diferencia o mundo moderno do antigo, é o modo que nós pensamos. Para Weber, os meios de produção ou a integração social não foram os fatores decisivos, mas sim as ideias das pessoas. Nós podemos ver isso como um processo de racionalização, em que se comparado com os tempos feudais, pode-se notar uma grande mudança. Um exemplo é a diferença entre monarquistas, que se viam perto de deus e aos quais as pessoas deveriam respeitar e aceitar suas decisões, independentemente de qual elas eram, ou mesmo se o nobre que lá estava, merecia seu posto.
Já no mundo moderno, você precisa merecer o seu posto para as pessoas começarem a te aceitar e respeitar. O mundo está, como Weber diria, mais racional. A sociedade se transformou de uma sociedade tradicional e comunitária em uma individualista e capitalista. O estado moderno se dá pela legitimação racional-legal, que é apenas as pessoas acreditando no sistema por si só. Basicamente, “você segue as regras porquê elas são as regras”.
Então, a sociedade atual não realiza os procedimentos e até mesmo as punições baseando-se na prerrogativa de que “sempre foi feito assim”, e sim, pegando por norte as regras estabelecidas e leis organizadas por legisladores. O problema se dá quando esse sistema primeiro aparece: quem fará as leis? Bom, é aí que entram os sistemas de governo. A democracia, por exemplo, nos faz escolher de anos em anos os nossos líderes que não só farão a manutenção das leis como poderão propor novas e mudanças das mesmas.
Assim, ao falar de ação social entra-se na base da sociedade atual: as leis são realizadas por líderes escolhidos pelo povo que os vê como representantes. Esses mesmos representantes ditam as leis e regras que o povo deve seguir, e, por fim, as leis/regras definem a vida das pessoas. Pode-se aí fechar o ciclo contínuo da modernidade, aonde a sociedade se molda por ela mesma, sendo sempre a julgadora dos atos sociais e a moldadora de si própria.
Nome: César Augusto Matuck dos Santos    3ºano

Nenhum comentário:

Postar um comentário