Em primeiro lugar, devemos destacar que Weber não é um autor
que pode ser classificado como estritamente “liberal”. No entanto, o estudo de
sua obra é fundamental para os interessados no pensamento liberal, uma vez que
trata de temas como a formação do capitalismo, suas características específicas
em diferentes sociedades e da formação do Estado, levando em conta as diversas
relações, em cada época e lugar, do poder estatal com a sociedade e a economia.
Ainda, Weber teve certa influência sobre alguns pensadores liberais.
Talvez o conceito mais importante da teoria weberiana seja o
de “ação social”, que, segundo o autor, deveria ser o principal objeto de
estudo da Sociologia. Weber estava mais preocupado com aspectos mais próximos
ao indivíduo justamente por acreditar que não era apenas a estrutura das
instituições ou a situação econômica do sujeito que motivaria suas ações. Para
Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das
mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para
agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação
que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor. Em outras
palavras, uma ação social constitui-se como ação a partir da intenção de seu
autor em relação à resposta que deseja de seu interlocutor.
Isto posto, é válido explicitar que a ação social pode ser dividida em quatro tipos possíveis, cada qual com suas especifidades, podendo ser observadas mais de uma tipificação na mesma ação. Nesse sentido, insiro uma crítica ao reducionismo de Weber, as ações humanas são intrinsecamente complexas e uma classificação como essa contém fundamentos científico-sociais, mas não é fiel a amplitude da sociedade.
O estudo de como o pensamento humano funciona mesmo na contemporaneidade é um campo nebuloso e a imprevisibilidade das ações que manisfestam tal intelecto é o que nos marca. A diversidade da vida não possui formas ou tipificações.
Isto posto, é válido explicitar que a ação social pode ser dividida em quatro tipos possíveis, cada qual com suas especifidades, podendo ser observadas mais de uma tipificação na mesma ação. Nesse sentido, insiro uma crítica ao reducionismo de Weber, as ações humanas são intrinsecamente complexas e uma classificação como essa contém fundamentos científico-sociais, mas não é fiel a amplitude da sociedade.
O estudo de como o pensamento humano funciona mesmo na contemporaneidade é um campo nebuloso e a imprevisibilidade das ações que manisfestam tal intelecto é o que nos marca. A diversidade da vida não possui formas ou tipificações.
Jaqueline Sayuri Marcola Abe - 1º ano Direito Matutino
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