Os fatos sociais, elaborados e estudados por Émile Durkheim, significam que a sociedade é moldada de uma mesma maneira?
Se considerarmos todos os argumentos apresentados no texto, em tese: sim, a sociedade é moldada por um conjunto de fatos sociais e isso recai sobre o fator de que estes são independentes das vontades individuais do Homem, tendo em vista que todos os seres humanos no âmbito social tem, muitas vezes, os mesmos costumes, naturalmente, sem ao menos os controlar.
É nesse fator que se analisa os estudos do filósofo e sociólogo.
Entretanto, é claro que os costumes e tradições de uma sociedade são divergentes entre sí. Isso se da pois os meios sociais se modificam com o tempo, dependendo da historicidade e antiguidade de sua cultura, que fornece diversos aspectos para construir seus "Fatos sociais" na contemporâniedade.
Contudo, após moldados, estes criam uma certa coletividade informal que é despercebida - os seres humanos seguem seus costumes, em sua maior parte, sem ao menos questionar como foram implantados na sociedade, e esse é o motivo pelo qual vivemos em uma espécie de harmonia social, seguindo as tradições pré estabelecidas.
Um exemplo nítido de como esses fatos dominam a sociedade é a educação básica, como diz o próprio filósofo. Após uma certa idade, as crianças são levadas para a escola, que tem como objetivo moldá-las para que tenham uma boa convivência na sociedade, ensinando-as seus costumes, tradições, direitos e deveres.
Portanto, ao fim de concluir a tese de que os fatos sociais criam uma coletividade harmoniosa na sociedade, é essencial dizer que os argumentos analisados por Durkheim sobre estes fatos são de extrema importância, tendo em vista que o meio social e as relações entre todos os seres humanos dependem de suas tradições e costumes para existir.
Tomás do Vale Cerqueira Barreto - 1° ano de direito Noturno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário