A internet e a facilidade do julgamento
A concepção de direto e justiça altera-se ao decorrer do tempo e na interpretação individual de cada indivíduo.
Antigamente, na época em que vigorava-se o código de Hamurabi, entendia-se a justiça como algo direto e proporcional, o que é representado na famosa frase: “olho por olho, dente por dente”.
Entretanto, com o desenvolver do direto como uma ciência, a justiça foi deixando de ser vista como uma forma de vingança e começou a ser entendida como uma maneira de refletir as ações tomadas e assim conseguir reinserir o indivíduo na sociedade. Era dessa maneira que o sociólogo Emilé Durkheim a entendia. Durkheim tratava o direto como um mecanismo de controle social, cuja função seria de impedir que ocorram ou que fiquem impunes ações que são maléficas para a sociedade como um todo.
Porém, atualmente, com a internet e a facilidade do anonimato, torna-se cada vez mais comum a prática de julgar e ser radical com o próximo. Pela falta de consequências ocorridas muitas vezes, os indivíduos expõem cada vez mais seus julgamentos drásticos com os outros, sem se lembrarem que no futuro podem se tornar a pessoa sendo julgada.
Giovanna Lopes - 1º ano Matutino
Nenhum comentário:
Postar um comentário